Gestantes e bebês pode fazer uso da aromaterapia?
- Camila Castelan
- 2 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Sim, mas com bastante cautela.
Não aplique óleos essenciais, ainda que seguros e diluídos, na pele do bebê nos dois primeiros meses de vida. Após esse período utilize diluição de 0,25%, ou seja, 1 gota de óleo essencial para 20mL de óleo vegetal, para uma massagem shantala, por exemplo.

Já o difusor de ambiente pode ser usado desde o início. Uma boa dica é colocar no quarto do bebê o difusor de ambiente com 4 gotinhas de óleo essencial de tangerina para aconchegar o pequenino nesse novo mundo.
Para gestantes, os óleos essenciais podem e devem ser utilizados para ajudar nas mais variadas questões, como ansiedade, dores, cistite, insônia, náuseas e prevenção de estrias. Mas claro, com muita cautela, não usando óleos essenciais contraindicados e respeitando dosagens de até 1% ou, no máximo, 1,5% para casos pontuais.

Alguns óleos essenciais considerados seguros para gestantes e bebês: lavanda, lemongrass, laranja doce, limão siciliano, manjericão, tangerina e tea tree.
Pesquise muito bem sobre a ação de cada óleo essencial antes do uso, ou solicite acompanhamento de um terapeuta capacitado, que ministre receitas e doses seguras.
Comments