top of page
aromacomterapia

Aromateria para TDAH


Olá para você assistir ao vídeo que gravei sobre esse assunto basta clicar no vídeo e você irá para o youtube.

Caso prefira ler o texto seguimos por aqui com um tema bem atual e Crescente nos dias de hoje que é o TDAH.

TDAH você sabe o que é essa sigla significa?

Hoje cada vez mais pessoas crianças adolescentes e adultos tem recebido um diagnóstico de TDAH , e o que essa sigla significa?

Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem hiperatividade.

Pois é, hoje um número crescente de pessoas vêm sendo diagnosticado com TDAH e com outras síndromes ou siglas que acompanham essa que eu acabei de trazer para você.

E o que isso quer dizer Camila?

Quer dizer que hoje a gente tem cada vez mais um número crescente de diagnósticos para TDAH, TOD, TEA, o que possibilita um melhor tratamento e entendimento dos sinais e sintomas.

Por isso, vou trazer aqui sobre o panorama que eu mais estudo que é o de crianças sendo diagnosticadas com TDAH e o TOD que é o transtorno opositor desafiador que em geral acompanha a hiperatividade e que tem trazido aí alguns aspectos, como sinais e sintomas que são referentes a a isso que ela apresenta, mas que também refletem a forma como a sociedade lida com essa criança.

Então no TDAH muitos estudos mostram que existe uma alteração bioquímica na recaptação ou na produção ou simplesmente nos receptores D2 e D4 do sistema dopaminérgico.

A dopamina é um neurotransmissor responsável pelo movimento, pela coordenação motora e por ações comportamentais, portanto se eu tenho uma alteração bioquímica em um neurotransmissor que mexe com isso a maior parte dessas crianças que apresentam esse diagnóstico de TDAH mostram-se mais hiperativas e ansiosas.

Elas têm emoções variadas frente principalmente a frustrações.

Elas têm uma dificuldade de concentração principalmente na escola para uma aprendizagem, ou processo de aprendizagem que hoje é fechado, quadrado onde a escola tenta fazer com que a criança se adapte ao processo de aprendizagem e, não ao contrário a escola traz adaptações para as crianças que não seguem seguir o mesmo padrão das outras, o que causa muitas vezes atraso no aprendizado.

Por isso então muitas vezes as crianças apresentam, angústia, ansiedade; não querem ficar dentro de sala de aula e fogem da sala porque não conseguem entender o que está sendo proposto .

Vou trazer aqui um exemplo:

A professora começa a dar uma explicação e a criança, pegou a palavra Inicial e depois pensou em alguma outra coisa e perdeu a explicação, esse pequeno fato faz com que a criança não consiga voltar a se concentrar e entender o que a professora está dizendo.

Então aquilo se torna estressante deixa a criança desequilibrada o que faz com que essa criança demorem mais para responder e conseguir realizar as atividades propostas na escola, gerando muitas vezes uma uma baixa autoestima onde a criança começa a achar que ela não sabe que ela não é boa o suficiente ela não consegue aprender que todos os amigos conseguem mas ela não, mas na verdade ela pode sim serem ajudadas e assistidas, desde que nós cuidadores e responsáveis consigamos trazer para essa criança de uma forma simples e segura um acompanhamento e um suporte para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar não só no ambiente escolar mas também no ambiente da sua casa e os outros que ela frequente.

Além também de melhorar a qualidade do sono dessa criança, muitas vezes por ter uma agitação excessiva tem dificuldades para dormir.

E como que eu posso melhorar tudo isso Camila?

Com o uso dos óleos essenciais, que são substâncias naturais e que podem ser utilizadas muitas vezes em combinação ou em substituição a um tratamento farmacológico por exemplo.

Então eu vou trazer aqui alguns óleos essenciais que eu, como mãe de uma criança com TDAH e aromaterapeuta já utilizei e tive resultados muito efetivos.

Vamos lá o primeiro óleo que eu queria trazer é o:


1- Óleo essencial de Vetiver.

O Vetiver é uma raiz,

É um óleo que trabalha o processo de aterramento, de foco, de atenção

Como os pensamentos são muito acelerados e pensam muitas coisas ao mesmo tempo óleos que tem características aterradoras como é o caso do Vetiver melhoram a concentração e o foco na atividade que precisa ser executada naquele momento.


2- Óleo essencial de Laranja doce.

É muito bom o óleo de laranja doce porque que ele estimula a alegria,o equilíbrio no ambiente onde essa criança está inserida além de ser também um ansiolítico poderoso.


3- Óleos essenciais de: Camomila, Ylang Ylang e Lavanda

Eu gosto muito também de utilizar o óleo de camomila e o óleo de Ylang Yang que também trabalham o processo de ansiedade.

A camomila e ao lavanda auxiliam também no processo de estimulação de entrada do sono e de manutenção de um sono saudável, e durante a noite.


4- Óleo essencial de Sândalo

Também já utilizei e tive alguns resultados com o uso do sândalo para trazer uma melhoria da clareza mental.


5- Óleo essencial de Hortelã-pimenta

A hortelã pimenta trabalha o processo de agitação e de inquietação.

Então para se aquietar, focar, clarear a mente trazer alegria, atenção e foco para a realização das tarefas e frustrações, utilizo esses óleos com muita frequência na rotina do meu filho tanto na rotina escolar, quanto na rotina diária em casa para manutenção do equilíbrio do humor da estabilidade, da melhoria da qualidade do sono e também dos estudos melhorando foco atenção, a concentração e diminuindo a inquietação frente aos desafios, fazendo com que ele consiga então no caso do meu filho a lidar com esses desafios da melhor forma possível.

Espero que tenha gostado!

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page